ÉVORAFIP

Artigos

Engenharia e Comunicação

To-dos para as redes sociais da sua empresa

 
Photo by  Kelly Sikkema  on  Unsplash
 

Se pretende ativar as redes sociais da sua empresa mas não faz ideia do que fazer, eis algumas dicas para o orientar nas suas tarefas diárias.

 

1. Verifique as últimas estatísticas

Quais foram os resultados das atividades de ontem? Contabilize as interações: o número de gostos nas publicações, os comentários, o público-alvo da sua página, etc. Graças à funcionalidade das estatísticas das várias redes sociais, já consegue fazer isto automaticamente.

 

2. Verifique menções e respostas

Oiça e interaja com as pessoas que falam consigo.

 

3. Monitorize as menções da sua marca online

Quem está a falar da sua empresa sem a identificar? Hoje em dia existem várias plataformas que fazem esta monitorização automaticamente. No entanto, são pagas e custam dinheiro. Mas nada o impede de fazer umas pesquisas nos motores de busca, ou colocar alertas com as palavras-chave pretendidas.

 

4. Estabeleça objetivos diários

O que quer alcançar hoje? Mais seguidores? Mais respostas e mensagens? Divulgar determinado serviço/produto? Manter o público envolvido e informado? Estabeleça os seus objetivos diários (e a médio e longo prazo) e delineie os recursos e conteúdos para os fazer acontecer.

 

5. Confirme o calendário de conteúdos

O conteúdo pensado está pronto para ser publicado? O que falta? Se estiver tudo pronto, comece já hoje a implementar e a agendar os conteúdos que planeou para os seus objetivos.

 

6. Verifique o plano de marketing

Como poderá colocar o seu conteúdo à frente de mais pessoas? Terá de recorrer a anúncios online? Ou o seu público encontra-se maioritariamente offline? É importante pensar em todas estas questões e saber as respostas. Só assim conseguirá delinear um plano de marketing de sucesso.

 

7. Monitorize a sua concorrência

O que estão as empresas concorrentes a fazer? Com certeza que já ouviu falar da expressão “benchmarking”. Se não ouviu, então fixe-a. Trata-se de acompanhar e estudar o que as empresas concorrentes fazem (em termos de práticas, estratégias, interação com clientes, etc.). Assim poderemos identificar o que podemos fazer de diferente e melhorar a nossa própria atividade, de forma a oferecer um serviço mais completo.

 

8. Siga as últimas tendências do setor

Quais são os últimos acontecimentos relevantes da sua indústria e das redes sociais? Em primeiro lugar, é essencial manter-se atualizado em relação à indústria/setor em que a sua empresa se insere. Não apenas para saber como oferecer um serviço/produto, mas também para poder inovar e manter-se na “crista da onda”. Mas também é importante acompanhar as últimas tendências das redes sociais e do mundo online, se é nesse espetro que quer investir.

 

9. Elabore um relatório focado

Dê a conhecer a quem de direito e mantenha um registo dos seus feitos alcançados e do seu trabalho desenvolvido até agora. Os relatórios são boas ferramentas para não perder o foco dos seus objetivos, e do que precisa fazer para alcançá-los, e também para mostrar os resultados já obtidos aos seus superiores.

 

Laura Melgão