ÉVORAFIP

Artigos

Engenharia e Comunicação

Princípios de Marketing para o sucesso nas redes sociais

 
Photo by  William Iven  on  Unsplash
 

1. Partilhe conteúdo de valor

Mais vale publicar apenas duas vezes por mês e se tratar de conteúdos interessantes e relevantes para o seu público-alvo, do que publicar todos os dias e ninguém ter interesse no que publica.

 

2. Não se limite a promover produtos

Lembre-se que as redes sociais começaram a ser utilizadas unicamente por utilizadores como meio de interagir com outras pessoas, (re)encontrar amigos, partilhar informações pessoais. Qualquer página que se limita a vender produtos e serviços torna-se “chata” e “irritante” para essas mesmas pessoas às quais tenta chegar.

 

3. Publique o que gostaria de ver/ler/ouvir

Regra de ouro: coloque-se no lugar do cliente. O que gostaria de ver, ler, ouvir? Agora, publique.

 

4. Crie títulos que chamem a atenção

Mas lembre-se, ninguém gosta de ser enganado. Clickbaits só irão fazer com que as pessoas percam a confiança na sua marca/empresa.

 

5. Cumpra sempre as suas promessas

Se cumprir o que promete e apregoa, nunca terá problemas de confiança com os seus clientes e seguidores.

 

6. Faça com que os seus seguidores se sintam importantes

Há quem diga que “o cliente tem sempre razão”. Claro, não vamos cair em exageros, mas o que faz pelo cliente (neste caso, seguidor), é a pedra-base para criar uma relação duradoura e de confiança.

 

7. Contribua para a comunidade

Nas redes sociais, entende-se por comunidade os utilizadores, os seguidores em torno de um interesse em comum. Mas, para se criar uma comunidade, tem de haver relacionamentos entre os seus membros, alguma forma de comunicação e cooperação. Portanto, relacione-se com esta comunidade, responda sempre que possível e adequado, ofereça a sua ajuda, etc.

 

8. Seja pessoal e informal onde apropriado

É importante saber avaliar as situações, de forma a filtrar e a adequar as respostas a cada caso. Ao responder a um comentário positivo, poderá ser mais informal, por exemplo. Ao lidar com uma queixa, poderá mostrar um lado mais pessoal, dando a entender que compreende o lado do cliente e se consegue colocar verdadeiramente no seu lugar.

 

9. Promova as suas redes sociais

Se utiliza as redes sociais para promover produtos, serviços ou a marca/empresa, então também deverá promover os diversos canais onde está presente.

 

10. Venda o estilo de vida

Sabia que as marcas com mais sucesso no mercado são aquelas que promovem e vendem um estilo de vida, não colocando tanta ênfase no produto? Veja, por exemplo, o caso da Apple. Por que razão a maioria quer um iPhone, ou um iPad? Para além da qualidade do produto, obviamente, as pessoas querem fazer parte de um certo estatuto, de um estilo de vida muitas vezes associado a esses produtos. Dá que pensar...

 

11. Responda e envolva-se com o público

É essencial responder a comentários, mensagens privadas, críticas, etc. Não se esqueça que tudo o que faz se reflete na imagem da sua empresa/marca. Se tiver uma página onde não interage com os seguidores, o valor bidirecional das redes sociais e do mundo online perde-se.

 

12. Mantenha uma presença constante

Para não cair no esquecimento, é vital manter uma presença assídua no universo online. Quer isto dizer, produza conteúdos regularmente. Faça-se notar com frequência através de publicações, interações, eventos, etc.

 

13. Experimente com vários tipos de conteúdo

Se não tem a certeza do que vai ser do agrado do seu público-alvo, não hesite em experimentar. Tente vários tipos de conteúdos e de formatos e avalie os resultados.

 

14. Escolha os seus canais

Nem todos os canais, formatos ou plataformas são relevantes para nós. Aprenda a distinguir as várias características de cada um, e escolha as plataformas e formatos que mais se adequam à mensagem que quer transmitir.

 

15. Experimente novas tecnologias

Novamente, não tenh medo de experimentar, experimentar, experimentar!

 

16. Crie uma marca profissional

Nunca se esqueça do conceito. Essa é a primeira coisa a pensar antes de começar a criar seja o que for.

 

17. Alargue a audiência

Tente ir além do seu nicho ou dos clientes “habituais”. Não tenha medo de ajustar a sua mensagem a um público mais alargado, quem sabe se não arranja novos clientes e novas oportunidades.

 

18. Não tente satisfazer toda a gente

Nunca ouviu dizer que “não se pode agradar a gregos e a troianos”? Concentre-se antes em criar um bom planeamento e conteúdos de valor que sejam relevantes para o seu público-alvo e estejam de acordo com os valores da sua marca/empresa.

 

19. Utilize publicidade e anúncios

Desta, já todos ouviram falar. O Marketing Digital está na moda – e é muitas vezes confundido com tudo o resto que se faz na área de Comunicação em geral. Sim, invista em anúncios (Facebook Ads, Google Adwords, Instagram Ads) e confira os resultados para si.

 

20. Trabalhe com parceiros ou influenciadores

Criar parcerias estratégicas é um bom plano para aumentar os seus seguidores. Procurar influenciadores, isto é, pessoas e figuras que têm impacto nas opiniões do público, também são estratégias para uma maior divulgação da sua marca/empresa ou produtos.

 

21. Utilize passatempos e outros eventos

Os passatempos são ótimos para angariar novos clientes e novas interações nas redes sociais. Os eventos também permitem um trabalho de divulgação diferente, mais envolvente e dinâmico.

 

22. Ofereça descontos

Mais uma vez, coloque-se no lugar do cliente. Não gosta de comprar mais barato e de ir aos saldos?

 

23. Compreenda por que razão as pessoas partilham

Saber de onde a nossa audiência vem é meio caminho andado para produzir publicações e conteúdo de sucesso. Para isso basta tentar compreender as razões que levam as pessoas a partilharem este tipo de vídeo ou imagem, em detrimento daquele link ou daquele vídeo. Acima de tudo, conheça a sua audiência!

 

24. Escreva publicações de qualidade

Frequência não equivale a qualidade. E escrever por escrever, e sem rever o texto, pode prejudicar a sua imagem exterior. Evite publicações com erros ortográficos, imagens ou vídeos desfocados, links inseguros, etc.

 

25. Tire fotografias fantásticas

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”.

 

26. Automatize o que consiga

O Facebook, por exemplo, permite agendar publicações. Também há conteúdos que pode tornar mais “automáticos”, como criar rubricas em dias específicos. Por exemplo, às terças-feiras, é dia de curiosidades e factos. Desta forma, limita-se apenas a adaptar a informação uma vez por semana.

 

Cultive verdadeiros fãs!