ÉVORAFIP

Artigos

Engenharia e Comunicação

O que é a Comunicação?

 
Photo by rawpixel.com from Pexels

Photo by rawpixel.com from Pexels

 

O mundo da Comunicação, enquanto disciplina, é muito vasto. Quando se fala em Comunicação, as pessoas tendem a pensar automaticamente nos media e em jornalismo. No entanto, existem diversas áreas subjacentes à Comunicação que, para além de serem distintas, também se interligam e se completam entre elas.

A palavra comunicação deriva do termo latim communicare, e significa “partilhar, participar em algo, tornar comum”. Portanto, desde o princípio dos tempos que os seres humanos trocam informações entre si, o que classifica o ato de comunicar como algo essencial para a sociedade em que vivemos. O processo de comunicação consiste então na transmissão de informação entre um emissor e um recetor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

A comunicação foi evoluindo ao longo dos tempos, especialmente a partir das novas tecnologias emergentes. Desde a Era da Imprensa, com a invenção da prensa móvel por Gutenberg no século XV; passando pela Era da Comunicação em Massa com o advento da massificação de jornais; até ao século XX, quando vários académicos como Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld começaram a estudar a comunicação enquanto disciplina.

O surgimento da televisão veio revolucionar as teorias de comunicação, assim como as redes sociais e o advento da Internet nos dias de hoje. O termo comunicação está, assim, em constante mudança e evolução.

Tendo tudo isto em conta, podemos facilmente afirmar que falar em comunicação não é apenas falar dos seus ramos específicos, como por exemplo o Marketing, o Jornalismo, as Relações Públicas ou a Comunicação Social. É falar de uma área tão abrangente que inclui até o nosso processo pessoal de troca de mensagens.